segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

O Amigo da Onça - Folha da Tarde - 1986

O Amigo da Onça - Folha da Tarde - 1986

O Amigo da Onça por Jal Altino Lobo.

O Amigo da Onça por Jal Morettini.

O Amigo da Onça é um personagem criado por Péricles de Andrade Maranhão (1924 - 1961) e publicado pela primeira vez na revista O Cruzeiro em 23 de outubro de 1943.

Satírico, irônico e crítico de costumes, O Amigo da Onça aparece em diversas ocasiões desmascarando seus interlocutores ou colocando-os nas mais embaraçosas situações. 

Após a morte do autor, em 1962, o personagem continuou sendo publicado, desenhado pelos ilustradores Getulio Delphim e Zé Geraldo (José Geraldo Barreto) durante dois anos. Colaboradores da editora na revista Charlie Chan, assinavam "Equipe do Cruzeiro". Após esses dois anos, o cartunista Carlos Estevão passou a desenhar o personagem, até 1972.


O Amigo da Onça pela "Equipe do Cruzeiro"

O Amigo da Onça por Carlos Estevão.


Em 1989 o cartunista Jal (José Alberto Lovetro), com a concordância da Angélica Braga Guimarães, viúva do criador e detentora dos direitos sobre o personagem, retomou a série na revista Semanário da editora Azul, com desenhos de Octávio Cariello.



O Amigo da Onça por Jal e Cariello.


Em seguida Jal propôs o personagem em formato de tiras diárias em parceria com os desenhistas Caco (Carlos Cesar Leal Xavier) Sergio Morettini (Sergio Raul Morettini)e outros desenhistas. As tiras perduraram por toda a década de 1990 e foram publicadas em diversos jornais como o Hoje em Dia de Belo Horizonte (MG) e A Tribuna de Vitória (ES).


O Amigo da Onça por Jal Caco.

O Amigo da Onça teve pelo menos dois livros publicados pela própria editora O Cruzeiro em 1961 e 1972, um livro publicado pela editora Busca Vida em 1987, uma revista publicada pela editora Parma na década de 1980 e parte das tiras diárias foram reunidas em uma revista lançada pela editora Nova Sampa na década de 1990.