sábado, 7 de fevereiro de 2015

Primeira edição do 'Charlie Hebdo’ depois do atentado dispensa luto e ironiza fanatismo

Primeira edição do 'Charlie Hebdo’ depois do atentado dispensa luto e ironiza fanatismo
Número histórico chegou às bancas e livrarias brasileiras no início deste mês


POR ARNALDO BRANCO
RIO - A capa do cartunista Luz com Maomé se declarando “Charlie” é ótima, mas prefiro uma que vi no Facebook (nenhuma ideia se chegou a ser mesmo cogitada), toda preta e com a manchete: “Urgente, precisamos de seis cartunistas”. Seria mais fiel ao teor da edição seguinte ao atentado à sede do jornal “Charlie Hebdo”, que matou 12 pessoas — nenhum sinal de luto respeitoso em todas suas dezesseis páginas, só pedrada no fanatismo de seus algozes.

Também apanham bastante os aliados de ocasião, gente que representa tudo o que os mortos abominavam e que disputaram à tapa uma alça do caixão na manifestação de 11 de janeiro — entre eles um representante do governo da Arábia Saudita, que mantém preso e submetido a sessões de chibatadas semanais o escritor e ativista Raif Badawi. Aparentemente, não é preciso apresentar nenhum atestado de coerência para requerer sua credencial de “Charlie“.

Na edição fatídica, o jornal não precisou se defender de acusações de ligação com a extrema direita — ninguém se atreveria a fazer uma besteira dessas na França, íntima de sua linha editorial anárquica. Espero que os ecos da desinformação da esquerda relativista brasileira não tenham chegado ao conhecimento das famílias dos mortos, que não precisam de mais motivos para se decepcionar com a humanidade.

Mas o hebdomadário tem muito a dizer sobre os defensores dos limites do humor, aqueles que prestaram solidariedade com ressalvas — os que acreditam que Wolinski e seus colegas, Deus os tenha, foram longe demais em suas provocações. Também sobrou para a transformação do jornal em um baluarte da liberdade de expressão — um cartum mostra uma sweatshop em Bangladesh com crianças fabricando camisetas com os dizeres “Je suis Charlie”.

Não há uma vírgula de arrependimento pela publicação do material que serviu de pretexto para a invasão: Charb, o editor assassinado, havia dito na ocasião das ameaças de atentado que “preferia morrer a viver de joelhos”. Para ele, não fazia sentido manter circulando um jornal de humor que não incomodasse ninguém.

Em outra oportunidade, os editores resolveram publicar uma “edição responsável”: não tinha textos nem desenhos, só algumas manchetes inócuas. “Esse”, disse Luz depois do atentado, “é o jornal daqueles que dizem ‘Eu sou Charlie, mas...’”.

Arnaldo Branco é cartunista




Um mês após atentado contra 'Charlie Hebdo', cartunistas na França avaliam impacto da tragédia

Um mês após atentado contra 'Charlie Hebdo', cartunistas na França avaliam impacto da tragédia

POR BOLÍVAR TORRES
RIO - Assim que soube dos ataques à sede do jornal satírico “Charlie Hebdo”, em Paris, o desenhista francês Julien Couty largou o lápis. Naquele 7 de janeiro, 12 pessoas foram brutalmente assassinadas, incluindo oito colegas de profissão seus, por causa das caricaturas de Maomé e piadas com o Islã veiculadas na publicação. O pior atentado terrorista ocorrido na França em 50 anos envolvia diretamente a atividade de Couty, o desenho. Abalado, ele demorou algum tempo para voltar a trabalhar.
— Senti uma tristeza profunda, mas não foi o medo e sim o choque que me impediu de trabalhar — lembra Couty, cartunista da “Télérama”, tradicional revista de cultura francesa. — Eram muitas emoções juntas e o assunto em loop na mídia oferecia poucas possibilidades de pensar em outra coisa. Vemos mortos todos os dias nos jornais, e tentamos colocar um pouco de distância, porque senão é insuportável. Mas agora não há distância, tudo se tornou mais “real” porque aconteceu aqui.


— Nossa profissão está recebendo muita atenção agora, mas não creio que isso vá durar — avalia Couty. — As pessoas colocam o sentido que querem no slogan “Je suis Charlie”. Eu mesmo não tenho certeza do que ele quer dizer, se é uma adesão às ideias do “Charlie Hebdo”, uma adesão à liberdade de expressão em geral, ou só uma palavra de apoio às vítimas. Todo mundo se apropria do slogan e o usa como quer, milhões viram “Charlie”, até governos e instituições.Couty é um dos muitos cartunistas do país que, um mês após os atentados, ainda tentam medir o impacto da tragédia sobre sua profissão. Os eventos de janeiro — que causaram um total de 17 mortes em Paris ao longo de dois dias, cometidas pelos irmãos Chérif e Saïd Kouachi e um cúmplice, Amedy Coulibaly, em ação reivindicada pela Al-Qaeda na Península Arábica — provocaram mobilização, mas também dúvidas. De uma hora para outra, o desenho de imprensa se viu no centro do debate sobre liberdade de expressão na França, causando não apenas surpresa, mas também aborrecimento para muitos profissionais. Paralelamente à comoção nacional, que levou milhões de pessoas às ruas e transformou o slogan “Je suis Charlie” em símbolo da liberdade, a classe como um todo tenta entender seu novo papel.




Como contraponto, Couty ironizou a pouca atenção deferida às milhares de mortes causadas pelo grupo terrorista Boko Haram na Nigéria, na mesma semana do massacre em Paris. Em uma charge para a imprensa francesa, desenhou um recanto abandonado do país africano, com o solitário vendedor de uma banca de jornais perguntando: “Tem alguém aí?”
— Talvez não seja normal se sentir mais afetado pela morte de 17 pessoas do que por massacres na Nigéria, no Irã, na Síria... Mas foi o que aconteceu — observa Couty. — Depois, em um segundo momento, isso nos ajuda a abrir os olhos para todos os horrores do mundo e vê-los de outra forma.
INTERESSE INÉDITO PELO CARTUM
Para Aurel, desenhista do “Le Monde”, a tristeza pela perda dos amigos — era especialmente próximo do cartunista Tignous, assassinado junto com outros integrantes da equipe do “Charlie”, como Wolinski, Charb, Honoré e Cabu — veio acompanhada de questionamentos. Ele não gostou, por exemplo, de ver desenhistas serem retratados pela mídia como “arautos da liberdade de expressão”.
— Nunca o fomos e não pretendemos sê-lo hoje mais do que antes. A liberdade de expressão é um assunto de todos os cidadãos. Há uma emoção ligada ao atentado, aumentada pela personalidade dos desenhistas, muito populares para alguns, que levou as pessoas a falarem besteira. Levou-as, inclusive, a se interessarem pela profissão e darem a ela uma súbita e inverossímil importância, sendo que até pouco quase não existíamos para os outros. Do nada, começaram a perguntar nossa opinião sobre qualquer assunto. É idiota — diz Aurel.
Como previsto, a edição deste ano do Festival de Angoulême, maior evento de quadrinhos da Europa, foi marcada por homenagens ao “Charlie”, que ganhou um prêmio excepcional pelo conjunto da obra. Encerrado no domingo passado, o evento teve boa parte da programação dedicada ao desenho de imprensa e à liberdade de expressão. Em colaboração com a equipe do jornal satírico, o Museu da HQ de Angoulême montou uma exposição que recupera, em muitos desenhos, a história do “Charlie”. A ideia era mostrar ao público que a trajetória do semanário não se limita aos conflitos religiosos e que ele sempre teve diversas pautas, como direitos das mulheres, direitos humanos e ecologia.
PUBLICIDADE

Nos quatro dias de evento, o diretor do festival, Franck Bondoux, percebeu um interesse inédito do público de todas as idades pelo “Charlie Hebdo”. Mas ele acha que é cedo para saber se haverá uma reconsideração do papel do desenhista de imprensa no país.
— É normal que o interesse tenha aumentado depois do que aconteceu, mas só o tempo dirá se isso trará mudanças para a profissão — especula. — Evidentemente, muitas contradições surgiram depois dos eventos. O pessoal do “Charlie” era brocador, eles atacavam os símbolos. Depois do 7 de janeiro, eles próprios se transformaram em um símbolo. Isso tem incomodado a equipe do jornal.
No segundo dia do evento, uma marcha de quadrinistas interrompeu as sessões de autógrafo e os debates, cobrando melhores condições de trabalho para a classe. Entre os desenhistas ouvidos pela reportagem, é unanimidade que o setor sofre mais com questões econômicas do que com ameaças religiosas. Apesar das 7 milhões de cópias vendidas pela nova edição do “Charlie Hebdo”, publicada uma semana depois do atentado, a perspectiva para o futuro é desanimadora.
— Nesse ponto, todos estamos mais ou menos de acordo, estamos pessimistas — revela Xavier Delucq, desenhista em diversas publicações, incluindo o “Huffington Post” francês. — Não somos valorizados, o que fazemos nem é reconhecido como uma profissão. Os jornais falam cada vez mais da nossa importância para a liberdade de expressão, mas quem está por trás da profissão não é apoiado por esses mesmos jornais.
Para Delucq, a França não vê com bons olhos as provocações da imprensa satírica — e o fundamentalismo islâmico não é o principal obstáculo.
— Tenho mais problemas desenhando um pênis do que desenhando um profeta — observa Delucq. — Aliás, um jornal que no dia anterior havia defendido enfaticamente a liberdade de expressão recusou um desenho meu porque mostrava um pênis.
ISLAMOFOBIA E CENSURA
A religião, porém, ainda é motivo de controvérsia, especialmente entre aqueles que não aprovavam o estilo provocativo e iconoclasta do “Charlie”. É o caso do cartunista e quadrinista Halim Mahmoudi. De origem argelina, ele cresceu nos subúrbios pobres da cidade francesa de Rouen, em uma cultura muçulmana — experiência retratada em duas de suas graphic novels, “Arabico” e “Un monde libre” —, e sempre condenou as caricaturas do profeta feitas pelo jornal. Após os ataques, sofreu “duplamente”, diz.
— Sofri como desenhista de imprensa satírica, devastado pela morte de colegas, mas também senti raiva frente à violência do tratamento midiático contra os muçulmanos, os árabes e os negros que, como eu, vivem na França — desabafa Mahmoudi. — Em um primeiro momento, recusei todos os pedidos de desenhos sobre o assunto. Me senti em uma armadilha. A maioria dos desenhistas usou o lápis como uma arma, e não um meio de comunicação. Parece que todo mundo perdeu a cabeça.
Mahmoudi acredita que as marchas “Je suis Charlie” esconderam outras questões importantes, como a discriminação contra os muçulmanos e a censura editorial nas redações.



— Sob o pretexto de que nada justifica um assassinato, e estamos todos de acordo nesse ponto, não temos mais o direito de pensar diferente, de matizar o assunto — diz Mahmoudi. — Ficou muito difícil criticar o “Charlie”, questionar a validade das charges deles, sem passar por conservador, covarde ou traidor. Na verdade, a profissão de desenhista nunca esteve no centro do debate. Houve apenas discussões inúteis para se assegurar de que são os outros que não sabem nada de humor. É mais uma terapia de grupo que um debate de fato... No fundo, somos mais ameaçados pelas linhas editoriais e contingências econômicas do que por fundamentalistas religiosos. Não há fatwascontra cada desenhista do país, isso é paranoia!
Com um forte esquema de segurança, a edição deste ano do Festival de Angoulême se desenrolou sem incidente algum, em um “ambiente de fraternidade, troca e bom humor”, descreve Franck Duboux. Alguns quadrinistas admitem que tiveram dificuldades para retomar suas atividades depois do atentado, temendo pela própria vida ou pelas de seus familiares. Aurel diz que levou tempo, mas reuniu forças para voltar a desenhar.
— Não podemos trabalhar com medo — diz Aurel. — É preciso ir além das emoções muito fortes, pois elas não são boas conselheiras. Pode levar tempo. Seria idiota dizer que nunca sentimos medo, mas é preciso superá-lo, pelo menos quando desenhamos.

Gibiteca inaugura exposição ‘Je suis Henfil’ nesta quinta-feira (5)

Gibiteca inaugura exposição ‘Je suis Henfil’ nesta quinta-feira (5)

Até o dia 10 de março a Gibiteca Henfil no Amazonas abrigará uma mostra comemorativa aos 71 anos no artista brasileiro, caso estivesse vivo















Exposição em Manaus mostra cartoons e charges do patrono da Gibiteca Henfil-AM

Exposição em Manaus mostra cartoons e charges do patrono da Gibiteca Henfil-AM

Portal do Holanda
04/02/2015 às 18h48
A Gibiteca Henfil-AM abre nesta quinta-feira (05), às 14h, uma exposição de cartoons e charges para homenagear o cartunista Henfil, patrono da gibiteca e às vítimas do atentado contra a revista satírica "Charlie Hebdo”.
O evento coordenado pelo cartunista amazonense Jack Cartoon, deverá receber várias visitas dos amantes dos desenhos, quadrinhos e charges, reunindo a nata dos artistas locais e seus aprendizes. “A arte tem a capacidade de traduzir o que em muitos casos não é possível descrever em palavras. O acervo que será exposto mostra a genialidade de Henfil em traduzir esses momentos da história com seus traços. Será inspirador”, disse Jack por telefone ao Portal do Holanda.
Nascido em 5 de fevereiro de 1944, Henrique de Souza Filho, o Henfil, produziu charges para jornais (Diário de Minas e Jornal do Brasil) e revistas (O Cruzeiro e O Pasquim), com trabalhos influenciados pela ligação que mantinha com movimentos sociais. Infelizmente, faleceu aos 43 anos vítima da AIDS.
A morte precoce veio depois que ele contraiu o vírus HIV por meio de transfusão de sangue, necessária por conta da hemofilia.
Acesse a fanpage da Gibiteca no Facebook: GIBITECA HENFIL-AM
Local: Rua 24 de Maio, 590-A – Centro
Data: 05/02
Horário: 14h - seg - sex
 more at: http://portaldoholanda.com.br/amazonas/exposicao-em-manaus-mostra-cartoons-e-charges-do-patrono-da-gibiteca-henfil-am#sthash.W7iprHz2.W4xj1h1w.dpuf