terça-feira, 3 de setembro de 2013

REVISTA ANIMAL - GIBITECA HENFIL MANAUS - AM

REVISTA ANIMAL

 Revista Animal
Primeira edição                1988
A revista Animal foi uma revista de quadrinhos underground brasileira, que circulou entre 1987 e 1991
História
A revista Animal foi um projeto criado por Rogério de Campos (hoje diretor da Conrad Editora), Celso Singo Aramaki, Newton Foot e Fábio Zimbres2 e lançado pela editora VHD Diffusion, do empresário Vincent Henri Ducarme. A revista publicou pela primeira vez no Brasil artistas como os italianos Tamburini e Liberatore (de Ranxerox) e Massimo Mattioli (Squeak The Mouse), e os espanhóis Jaime Martín (Sangue de Bairro) e Max (Peter Pank)
Também publicou pela primeira vez artistas brasileiros como Osvaldo Pavanelli, André Toral, Fábio Zimbres e Marcelo Bicalho, e também teve colaborações de Jaca, Lourenço Mutarelli e Newton Foot, entre outros.
Além de quadrinhos, a revista contava com o encarte Mau, uma espécie de fanzine em papel jornal, que tratava de música, política, cinema, entretenimento e outros assuntos.
A revista durou 23 edições regulares, além de oito edições das Grandes Aventuras Animal e dois volumes da Coleção Animal.
A equipe editorial em suas cinco primeiras edições foi composta de Fábio Zimbres, Newton Foot e Rogério de Campos. A partir da sexta edição, por desentendimentos editoriais, Priscila Farias substituiu Rogério de Campos na equipe editorial.